Pleno Benefícios

7 Sinais de que você precisa procurar um oftalmologista

A saúde da visão é extremamente importante. Não há idade para ocorrer problemas oculares, por isso o cuidado e atenção devem ser contínuos. Quanto mais cedo descoberto, mais fácil será o tratamento do problema.

Infelizmente, a maioria das pessoas acabam só procurando um oftalmologista quando o problema já está em estágio avançado. Isso porque os sintomas costumam ser graduais e bem sutis no começo.

O ideal é que se faça uma consulta de rotina uma vez por ano, mesmo que sua visão esteja saudável. Assim qualquer problema poderá ser detectado no início.

Mas se você não consulta um oftalmologista há um bom tempo, confira abaixo nossas dicas para ficar mais atento à sua saúde ocular e perceber o problema mais rapidamente:

1. Dor de Cabeça frequente

Muitas vezes a dor de cabeça pode estar relacionada a problemas oculares, mas por não parecer óbvio, ignoramos esse sintoma.

Se você estiver tendo dores de cabeça frequentes sem motivo aparente, consulte um oftalmologista, você pode estar desenvolvendo algum problema de visão sem se dar conta disso.

2. Visão embaçada

Apesar de bastante comum, é muito perigoso, porque como se trata de uma perda progressiva a pessoa normalmente só consegue notar o problema quando o caso já está mais grave. 

Por isso, você deve monitorar a saúde dos seus olhos e a qualquer sinal diferente, consultar o oftalmologista.

3. Doenças crônicas

Doenças crônicas como diabetes e hipertensão, podem desencadear um problema de visão. Então, se você tem algum tipo de doença crônica, é essencial que você vá ao oftalmologista com mais frequência.

4. Vermelhidão nos olhos

Vermelhidão pode indicar que houve alguma lesão ocular, as causas podem ser exposição à agentes nocivos externos como cloro da água, acidentes com produtos químicos etc, ou podem estar relacionadas a doenças como conjuntivite e glaucoma.

Mas atenção, é importante que você não tente usar medicamentos por conta própria em um caso como esse. Esse sintoma deve ser investigado com cuidado por um especialista pois pode possuir várias causas diferentes.

5. Manchas na visão

Existem vários tipos de manchas, elas podem ser fixas e cobrir parte do alcance da visão ou ainda, podem ser transitórias mudando de posição constantemente. Um exemplo de doença relacionada a esse tipo de sintoma é a catarata.

Se estiver com manchas na visão, mesmo que seja somente por alguns momentos, é importante que procure um oftalmologista o mais rápido possível.

6. Visão dupla

Esse sintoma pode ter causas mais simples como estrabismo ou alguma diferença de grau, como um grau maior ou menor do que realmente deveria estar, mas, em alguns casos pode estar relacionada também com AVC.

Por isso, se você nunca teve esse sintoma de visão dupla e inesperadamente começa a ter, procure um especialista imediatamente para esclarecer as causas.

7. Dificuldade em se adaptar a ambientes com diferentes tipos de luz

Conhecida como “fotofobia” essa dificuldade pode estar associada com vários problemas como lesão ocular, edema macular diabético etc.

É um sintoma comum à várias doenças, por isso é preciso uma investigação mais profunda com o oftalmologista.

Lembre-se que é importantíssimo procurar um especialista para ter um diagnóstico preciso, cada pessoa terá suas particularidades únicas, mesmo dentro de um mesmo problema, há diversos sintomas que podem se manifestar de formas diferentes em cada um.

Gostou das dicas? Então curta nossa página no facebook para conseguir acompanhar todas as novidades.

Pleno Benefícios

Contatos

(11) 3326 - 3670

comercial@plenobeneficios.com.br

Nossas midias sociais

FaceBook Instagram

Baixe nosso aplicativo

Aplicativo Pleno


Todos os direitos reservados a Affreco Representações Comerciais e Consultoria ©

Não Somos Plano de Saúde